São várias as experiências a serem feitas durante uma viagem para o Cerrado e a Pousada Trijunção pode te oferecer todas elas com muito conforto, luxo, qualidade e eternizar uma viagem para sempre.
No Cerrado você terá experiências incríveis que vão além de um nascer do sol e de uma gastronomia sofisticada e cultural. Confira, abaixo, as principais experiências em uma viagem para o Cerrado.
O percurso para o parque que homenageia a obra-prima de Guimarães Rosa, percorre áreas de Cerrado fechado, campos e veredas.
Com sorte, uma oportunidade única de observar diversas espécies de animais vivendo em seu habitat natural e, com a orientação de nossos guias, conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do bioma.
Outra dentre as principais experiências em uma viagem para o Cerrado, é o birdwatching é acompanhado por um biólogo especialista e é um dos diferenciais da Trijunção, já que na propriedade foram catalogadas mais de 270 espécies de aves – gaviões, pica-paus, araras e muitas outras, notáveis por sua raridade, beleza e comportamentos particulares.
Os passeios iniciam no mirante da própria pousada, junto com o nascer do sol, período em que as aves também começam a surgir na paisagem.
Pedalar pelas estradas da Fazenda Trijunção, seja acelerando ou simplesmente ouvindo o som das aves e curtindo a natureza, é definitivamente uma experiência única, especialmente considerando a possibilidade de observar diferentes animais e espécies vegetais pelo caminho. Sim, até o trânsito encanta.
As fat bikes – magrelas adaptadas ao solo, oferecem mais conforto para pedaladas em terrenos planos, mas com irregularidades, em percursos que podem ir de 3 a 10 km.
O Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) possui hábitos noturnos, então a saída para o avistamento acontece antes do nascer do sol ou no fim do dia. Liderado pelo projeto Onçafari, o passeio é realizado em carro aberto e é acompanhado por um guia.
O trajeto também pode proporcionar a oportunidade de observar outros animais em seu habitat natural. Basta transitar para ver a vida selvagem acontecendo.
Além dos safaris de observação de animais em vida livre, também entra na lista das principais experiências em uma viagem para o Cerrado os animais da vida silvestre, pois a Trijunção mantém um criadouro conservacionista e uma área de soltura de animais silvestres, responsável por acompanhar de perto os animais do Cerrado e produzir informações valiosas a partir desse monitoramento em prol da conservação.
Com visita monitorada por especialistas, os (as) hóspedes da pousada podem visitar de forma segura o criadouro (AM Ibama 511082) e observar queixadas, veados, antas e outros animais silvestres.
Guiada por um biólogo especialista em botânica, a trilha é uma verdadeira “viagem sensorial” pelas cores, aromas, texturas e encantos de algumas das espécies da região.
A experiência traz também aprendizados sobre hábitos e crenças populares, sobre como as plantas podem ser utilizadas na culinária, no artesanato e até para fins medicinais. Para absorver todo o aprendizado ao longo do caminho, o trajeto também inclui placas com informações sobre as principais espécies.
A travessia da Sussuarana é outro tópico a ser colocado na lista das principais experiências em uma viagem para o Cerrado, pois oferece um vínculo incomparável com o Cerrado, a travessia tem 4,9km de distância e conta com a companhia integral de um guia.
Aos pés do paredão vermelho, mais precisamente no limite entre as bacias hidrográficas do Formoso (São Francisco) e Corrente (Amazonas), a travessia traz belezas cênicas, conexão com a flora, e entendimento de aspectos geológicos da região.
A caminhada é de dificuldade moderada e exige uso de perneira, calça e sapato fechado. Há ainda um trecho opcional com descida do paredão com corda.
Uma jornada noturna no Cerrado para observar a diversidade de animais e navegar sobre a Lagoa das Araras.
Durante o safari, com sorte é possível avisar um dos menores crocodilos do mundo, o Jacaré-anão (Paleosuchus palpebrosus), essencial para a manutenção dos cursos d’água e controle da fauna, entre outras espécies com hábitos noturnos.
Dependendo da época do ano, o céu estrelado sobre a Lagoa das Araras enriquece a experiência de uma forma inesquecível. Os sons da noite e a imensidão do céu estrelado tornam tudo ainda mais mágico.
Do alto de uma escarpa, o Mirante da Trijunção oferece uma vista panorâmica dos paredões vermelhos do início da serra geral e também se consolida como uma das principais experiências em uma viagem para o Cerrado.
A experiência fica ainda mais interessante por conta da posição do mirante, que está no marco da divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais.
Ao chegar na lagoa de bike ou 4x4, o hóspede pode se refrescar com um delicioso mergulho antes do passeio.
Durante o passeio pela lagoa que abriga a nascente do Rio Formoso, diversas espécies de aves aquáticas e as belíssimas araras-canindé (ara ararauna) podem ser avistadas.
Já para ver o nascer do sol, o céu ainda está escuro quando os hóspedes saem da pousada em direção à Lagoa das Araras. Aos poucos, as silhuetas das árvores ganham contornos à beira da estrada.
Uma paleta indescritível de tons rosas, laranjas e vermelhos no céu é refletida no espelho d’água. A paisagem fica ainda mais exuberante quando as araras saem dos buritis em revoada.
Agora você já sabe que a Pousada Trijunção te oferece as principais experiências em uma viagem para o Cerrado. Viva esta experiência e faça a sua reserva agora mesmo para desfrutar de experiências únicas, rodeada de conforto. Preencha o formulário abaixo ou faça sua reserva no botão ao lado.